Infâncias e direitos na contemporaneidade: em foco as crianças do campo
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v27i2.11424Palavras-chave:
Infância. Criança do campo. DireitosResumo
Este estudo tem como objetivo refletir sobre as infâncias e as crianças, seus direitos e a constituição de suas identidades, considerando a pluralidade de espaços em que a infância acontece e dando destaque às crianças do campo. Trata-se de um ensaio teórico. A justificativa deste escrito está voltada à necessidade de problematizar, bem como dar visibilidade às diferentes infâncias e legitimar as experiências vivenciadas pelas crianças partícipes de contextos históricos marcados pela desigualdade social. As principais considerações deste estudo sublinham a coexistência de distintas infâncias e formas de ser crianças. Da mesma forma, evidenciam a invisibilização e o ocultamento de experiências infantis bem como a efetivação de direitos para crianças que foram segregadas ao longo da história e continuam sendo, quando homogeneizadas por uma concepção de infância de origem europeia, branca, cristã e urbana. A principal contribuição deste estudo consiste em problematizar junto às discussões relativas à infância a condição da experiência infantil das crianças no campo para que tenham seus direitos legitimados e a constituição de suas identidades reconhecidas com base na pluralidade de espaços em que suas vidas se fazem.