Infâncias e direitos na contemporaneidade: em foco as crianças do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v27i2.11424

Palavras-chave:

Infância. Criança do campo. Direitos

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre as infâncias e as crianças, seus direitos e a constituição de suas identidades, considerando a pluralidade de espaços em que a infância acontece e dando destaque às crianças do campo. Trata-se de um ensaio teórico. A justificativa deste escrito está voltada à necessidade de problematizar, bem como dar visibilidade às diferentes infâncias e legitimar as experiências vivenciadas pelas crianças partícipes de contextos históricos marcados pela desigualdade social. As principais considerações deste estudo sublinham a coexistência de distintas infâncias e formas de ser crianças. Da mesma forma, evidenciam a invisibilização e o ocultamento de experiências infantis bem como a efetivação de direitos para crianças que foram segregadas ao longo da história e continuam sendo, quando homogeneizadas por uma concepção de infância de origem europeia, branca, cristã e urbana. A principal contribuição deste estudo consiste em problematizar junto às discussões relativas à infância a condição da experiência infantil das crianças no campo para que tenham seus direitos legitimados e a constituição de suas identidades reconhecidas com base na pluralidade de espaços em que suas vidas se fazem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Franciele Clara Peloso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente permanente do PPG em Desenvolvimento Regional da UTFPR, Campus Pato Branco, Brasil.

  • Najela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí

    Pedagoga. Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR/PG). Professora Assistente da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-07-27

Como Citar

Infâncias e direitos na contemporaneidade: em foco as crianças do campo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 27, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rep.v27i2.11424. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11424. Acesso em: 15 out. 2025.