Por uma educação humanista
o diálogo entre tradição e inovação
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16798Palavras-chave:
pedagogia humanista, historicidade, Escola Moderna PortuguesaResumo
Este ensaio analisa Educação ou Barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea (2020), de Bernard Charlot, para discutir os fundamentos da pedagogia humanista e sua relação com a tensão entre tradição e inovação. Para desenvolver essa discussão, adota-se uma abordagem metodológica de natureza hermenêutica e bibliográfica, baseada na análise comparativa de referenciais teóricos relacionados ao tema. O estudo recorre às investigações de Nicolau Sevcenko e Agnes Heller para resgatar as origens históricas e filosóficas do humanismo. Em seguida, explora a dialética entre passado e futuro na educação, a partir das reflexões de Hannah Arendt e Joaquim Pintassilgo. O trabalho culmina na análise da Escola Moderna Portuguesa, cujas práticas formativas de professores, examinadas por Sérgio Niza e Filomena Serralho, demonstram a persistência de uma pedagogia centrada no ser humano. Ao articular essas perspectivas, o ensaio sustenta que a educação humanista só se concretiza como um processo dinâmico, estruturado pelo diálogo entre o legado histórico e a inovação pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aline Loretto Garcia, Catia Piccolo Viero Devechi, Adriana Almeida Sales de Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.