Por uma educação humanista

o diálogo entre tradição e inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16798

Palavras-chave:

pedagogia humanista, historicidade, Escola Moderna Portuguesa

Resumo

Este ensaio analisa Educação ou Barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea (2020), de Bernard Charlot, para discutir os fundamentos da pedagogia humanista e sua relação com a tensão entre tradição e inovação. Para desenvolver essa discussão, adota-se uma abordagem metodológica de natureza hermenêutica e bibliográfica, baseada na análise comparativa de referenciais teóricos relacionados ao tema. O estudo recorre às investigações de Nicolau Sevcenko e Agnes Heller para resgatar as origens históricas e filosóficas do humanismo. Em seguida, explora a dialética entre passado e futuro na educação, a partir das reflexões de Hannah Arendt e Joaquim Pintassilgo. O trabalho culmina na análise da Escola Moderna Portuguesa, cujas práticas formativas de professores, examinadas por Sérgio Niza e Filomena Serralho, demonstram a persistência de uma pedagogia centrada no ser humano. Ao articular essas perspectivas, o ensaio sustenta que a educação humanista só se concretiza como um processo dinâmico, estruturado pelo diálogo entre o legado histórico e a inovação pedagógica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Loretto Garcia, Universidade de Brasilia

    Doutoranda em Educação na Universidade de Brasilia. Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina.

  • Catia Piccolo Viero Devechi, Universidade de Brasília

    Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, vinculada a Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação PDCA. Graduada em Pedagogia com habilitação em pré-escola pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo UPF.

  • Adriana Almeida Sales de Melo, Universidade de Brasília

    Professora Associada da Universidade de Brasília, na Faculdade de Educação; Investigadora Colaboradora da Universidade Lusófona, no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (ULHT/CeiED). Professora pesquisadora do PPGE/FE/UnB, mestrado e doutorado em educação acadêmicos (Estudos Comparados em Educação) e mestrado profissional (Gestão do Ensino Superior). Pós-Doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa (2018). Doutorado em Educação/Política Educacional (UNICAMP, 2003-PICDT/CAPES); Mestrado em Educação/Política Educacional (UFPE, 1996-Mest/CNPq); Licenciatura e Bacharelado em Filosofia (UFPE, 1989-PIBIC/CNPq).

Downloads

Publicado

2025-08-12

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Por uma educação humanista: o diálogo entre tradição e inovação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16798, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16798. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16798. Acesso em: 15 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)