PISA e Educação no Brasil
entre a regulação global e as desigualdades estruturais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16828Palavras-chave:
PISA, Desigualdade educacional, Globalização, Regulação supranacionalResumo
O artigo analisa o impacto do PISA no sistema educacional brasileiro, considerando sua influência nas políticas públicas e no combate às desigualdades na América Latina. A pesquisa, de abordagem sociocrítica, utiliza análise documental e bibliográfica para examinar como os dados do PISA moldam políticas educacionais e sua contribuição para uma educação mais equitativa. Criado pela OCDE em 2000, o PISA estabelece padrões globais de qualidade, influenciando a governança educacional. No Brasil, revela avanços, mas também reforça desigualdades regionais. Seu impacto é controverso, pois, apesar de fornecer dados relevantes, pode fortalecer lógicas neoliberais que priorizam eficiência em detrimento da equidade. O estudo sugere a adaptação das políticas educacionais às realidades locais e propõe reflexões sobre o uso do PISA para promover uma educação inclusiva e reduzir desigualdades estruturais na região.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Paula Duso, Edite Maria Sudbrack

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.