PISA e Educação no Brasil

entre a regulação global e as desigualdades estruturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16828

Palavras-chave:

PISA, Desigualdade educacional, Globalização, Regulação supranacional

Resumo

O artigo analisa o impacto do PISA no sistema educacional brasileiro, considerando sua influência nas políticas públicas e no combate às desigualdades na América Latina. A pesquisa, de abordagem sociocrítica, utiliza análise documental e bibliográfica para examinar como os dados do PISA moldam políticas educacionais e sua contribuição para uma educação mais equitativa. Criado pela OCDE em 2000, o PISA estabelece padrões globais de qualidade, influenciando a governança educacional. No Brasil, revela avanços, mas também reforça desigualdades regionais. Seu impacto é controverso, pois, apesar de fornecer dados relevantes, pode fortalecer lógicas neoliberais que priorizam eficiência em detrimento da equidade. O estudo sugere a adaptação das políticas educacionais às realidades locais e propõe reflexões sobre o uso do PISA para promover uma educação inclusiva e reduzir desigualdades estruturais na região.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Duso, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    Mestre em educação e doutoranda em educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen. 

  • Edite Maria Sudbrack, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    É Doutora (2002) e Mestre em Educação (1995) pela UFRGS, com Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1975). Atualmente, exerce a função de Pró-Reitora de Ensino da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

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Publicado

2025-08-13

Edição

Seção

Dossiê - Currículo e Políticas Educacionais: campo de disputas e tensionamentos

Como Citar

PISA e Educação no Brasil: entre a regulação global e as desigualdades estruturais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16828, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16828. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16828. Acesso em: 15 out. 2025.