O sentido ético da dramática de si e o significado político da poética da diferença na pragmática do ensino: considerações à luz de Foucault

Autores/as

  • Pedro Angelo Pagni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v21i1.3874

Palabras clave:

Poética. Pragmática de si. Práxis educativa. Foucault.

Resumen

Este ensaio aborda a temática da poética na atividade docente e discute as suas possibilidades para se pensar o sentido ético-formativo e o seu eventual uso político para propor alternativas a uma práxis educativa que se restringe, na atualidade, a uma pragmática do ensino. Do ponto de vista da estética da existência, propõe, para tanto, uma particular noção de poética, bastante próxima ao que pode ser entendido pela dramática que subjaz à pragmática de si no último Foucault, assim como analisa suas possibilidades para que esta problematize a atual pragmática do ensino. Assim, vislumbra-se auxiliar o educador a pensar tanto a possibilidade ética de sua (auto)transformação quanto o sentido da formação do outro em sua atividade educativa.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Pedro Angelo Pagni, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
    Mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutor em Educação (1999) e livre-docente (2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Publicado

2014-03-25

Cómo citar

O sentido ético da dramática de si e o significado político da poética da diferença na pragmática do ensino: considerações à luz de Foucault. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 1, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i1.3874. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3874. Acesso em: 30 nov. 2025.