O sentido ético da dramática de si e o significado político da poética da diferença na pragmática do ensino: considerações à luz de Foucault
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v21i1.3874Palabras clave:
Poética. Pragmática de si. Práxis educativa. Foucault.Resumen
Este ensaio aborda a temática da poética na atividade docente e discute as suas possibilidades para se pensar o sentido ético-formativo e o seu eventual uso político para propor alternativas a uma práxis educativa que se restringe, na atualidade, a uma pragmática do ensino. Do ponto de vista da estética da existência, propõe, para tanto, uma particular noção de poética, bastante próxima ao que pode ser entendido pela dramática que subjaz à pragmática de si no último Foucault, assim como analisa suas possibilidades para que esta problematize a atual pragmática do ensino. Assim, vislumbra-se auxiliar o educador a pensar tanto a possibilidade ética de sua (auto)transformação quanto o sentido da formação do outro em sua atividade educativa.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-03-25
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Cómo citar
O sentido ético da dramática de si e o significado político da poética da diferença na pragmática do ensino: considerações à luz de Foucault. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 1, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i1.3874. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3874. Acesso em: 30 nov. 2025.

