A formação de professores no Pibid: novas práticas, novos desafios
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v26i2.5949Palavras-chave:
Formação de professores. Comunidades Aprendentes. Acadêmico profissionalResumo
O artigo busca refletir sobre como é desenvolvida a proposta de formação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade xxxx. Para o aporte teórico, utiliza-se as ideias de Diniz-Pereira (2008) que defende a articulação entre universidade e escola para o preparo de novos profissionais da educação num movimento de formação acadêmico-profissional, Galiazzi e Moraes (2013) e Brandão (2005) os quais acreditam numa proposta de formação de professores com base em comunidades aprendentes. Além disso, são abordadas características do programa e um panorama do seu desenvolvimento na xxxx. Apresenta-se um recorte dos subprojetos Matemática e Interdisciplinar e como suas ações contribuem na formação de professores e licenciandos. Conclui-se que, tanto a universidade, quanto a escola e comunidade, são contemplados por impactos positivos do PIBID, o qual colabora para promover uma formação acadêmico-profissional por meio da ação-reflexão-ação, articulando teoria e prática desde a sala de aula até os cursos de licenciaturas.