Interação Universidade-Escola

registros em portfólio coletivo do PIBID/Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14978

Palavras-chave:

portfólio, interação, PIBID

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender como se constituiu a interação Universidade–Escola, a partir dos registros nos portfólios do subprojeto da Licenciatura em Matemática no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma Instituição de Ensino Superior, no período de 2009 a 2018. Foram produzidos 15 portfólios coletivos, dos quais nove foram analisados, um de cada escola participante. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico-hermenêutico. Para a análise dos registros, utilizou-se a metodologia Análise Textual Discursiva. Apresenta-se a análise de uma das categorias dos registros no portfólio coletivo – Interação Universidade-Escola –, em que se evidenciou a parceria colaborativa. Conclui-se que houve interação entre universidade e escola com aprendizagens colaborativas, não deixando de exigir, entretanto, uma política de enfrentamento dos problemas endêmicos da formação, com reflexos na educação pública.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Liliane Silva Antiqueira, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

    Formação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2009) e em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2010), Mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande (2013) e Doutorado - sanduíche em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande e Universidade Eduardo MondLane em Moçambique (2018). Professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FORPPE/FURG) e professora no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEDU/FURG), atuando na linha de pesquisa "Formação de professores e práticas educativas" com pesquisa envolvendo a formação acadêmico-profissional de professores e os elementos constitutivos da docência no âmbito da Educação.

  • Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

    Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1987). Especialista em Matemática (1997) e em Matemática Aplicada (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane. É professora titular da Universidade Federal do Rio Grande- FURG e tem experiência docente e gestora na área educacional. Investiga os seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências e matemática e modelagem matemática. Foi coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no periodo de 2017 a 2020. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas.

  • Celiane Costa Machado, associado da Universidade Federal do Rio Grande

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de matemática e modelagem matemática.

  • Maria do Carmo Galiazzi

    Professora titular aposentada na Universidade Federal do Rio Grande. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) com tese sobre o educar pela pesquisa na formação de professores de Ciências. graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Química pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1990), bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979)

Downloads

Publicado

2023-10-29

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Interação Universidade-Escola: registros em portfólio coletivo do PIBID/Matemática. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14978, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14978. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14978. Acesso em: 15 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)