Interação Universidade-Escola
registros em portfólio coletivo do PIBID/Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14978Palavras-chave:
portfólio, interação, PIBIDResumo
Este trabalho tem por objetivo compreender como se constituiu a interação Universidade–Escola, a partir dos registros nos portfólios do subprojeto da Licenciatura em Matemática no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma Instituição de Ensino Superior, no período de 2009 a 2018. Foram produzidos 15 portfólios coletivos, dos quais nove foram analisados, um de cada escola participante. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico-hermenêutico. Para a análise dos registros, utilizou-se a metodologia Análise Textual Discursiva. Apresenta-se a análise de uma das categorias dos registros no portfólio coletivo – Interação Universidade-Escola –, em que se evidenciou a parceria colaborativa. Conclui-se que houve interação entre universidade e escola com aprendizagens colaborativas, não deixando de exigir, entretanto, uma política de enfrentamento dos problemas endêmicos da formação, com reflexos na educação pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Liliane Silva Antiqueira, Elaine Corrêa Pereira, Maria do Carmo Galiazzi, Celiane Costa Machado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.