Interacción Universidad-Escuela

registros en el portafolio colectivo del PIBID/Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14978

Palabras clave:

portfólio, interação, PIBID

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo comprender de que manera se constituyó la interacción Universidad-Escuela, a partir de los registros en los portafolios del subproyecto de la Licenciatura en Matemáticas en el Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (PIBID) en una Institución de Educación Superior, en el período de 2009 a 2018. Fueron producidos 15 portafolios colectivos, de los cuales se analizaron nueve, uno de cada escuela participante. Se trata de una investigación cualitativa de carácter fenomenológico-hermenéutico. Para el análisis de los registros se utilizó la metodología de Análisis Textual Discursivo. Se presenta el análisis de una de las categorías de registros del portafolio colectivo – Interacción Universidad-Escuela –, en la que se evidenció la asociación colaborativa. Se concluye que hubo interacción entre universidad y escuela con aprendizajes colaborativos, no dejando de exigir, sin embargo, una política para enfrentar los problemas endémicos de la formación, con repercusiones en la educación pública.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Liliane Silva Antiqueira, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

    Formação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2009) e em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2010), Mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande (2013) e Doutorado - sanduíche em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande e Universidade Eduardo MondLane em Moçambique (2018). Professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FORPPE/FURG) e professora no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEDU/FURG), atuando na linha de pesquisa "Formação de professores e práticas educativas" com pesquisa envolvendo a formação acadêmico-profissional de professores e os elementos constitutivos da docência no âmbito da Educação.

  • Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

    Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1987). Especialista em Matemática (1997) e em Matemática Aplicada (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane. É professora titular da Universidade Federal do Rio Grande- FURG e tem experiência docente e gestora na área educacional. Investiga os seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências e matemática e modelagem matemática. Foi coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no periodo de 2017 a 2020. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas.

  • Celiane Costa Machado, associado da Universidade Federal do Rio Grande

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de matemática e modelagem matemática.

  • Maria do Carmo Galiazzi

    Professora titular aposentada na Universidade Federal do Rio Grande. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) com tese sobre o educar pela pesquisa na formação de professores de Ciências. graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Química pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1990), bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979)

Publicado

2023-10-29

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo

Cómo citar

Interacción Universidad-Escuela: registros en el portafolio colectivo del PIBID/Matemática . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14978, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14978. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14978. Acesso em: 16 oct. 2025.