Diversidade cultural e emancipação

Autores/as

  • Celso Ilgo Henz UFSM/RS Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v13i1.7965

Palabras clave:

humanização, cultura, diálogo problematizador, conscientização, emancipação.

Resumen

Homens e mulheres aprendem a “ser gente” sócio-histórico-culturalmente, interagindo entre si e com o mundo. Na constituição de identidades próprias, por vezes houve o fechamento “etnocêntrico” em torno do “eu”, discriminando e negando o “outro”, ou, então, obrigando um grupo a assumir a cultura do grupo dominante: aculturação. A diversidade cultural é uma realidade que pode ser assumida por meio de um processo de conscientização assentado no “diálogo problematizador”, possibilitando que seres humanos “coisificados” se emancipem ao “dizer a palavra” e com ela pronunciem e tomem nas mãos a história da sua genteidade, vendo reconhecidas as suas identidades culturais.

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Publicado

2018-08-06

Cómo citar

Diversidade cultural e emancipação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 60–73, 2018. DOI: 10.5335/rep.v13i1.7965. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7965. Acesso em: 15 oct. 2025.