Experiência e movimento: pensando a educação em Dewey
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v25i1.8036Palavras-chave:
Educação. Experiência. John Dewey. Movimento.Resumo
Este artigo intenta aproximar-se do pensamento deweyano, com base nos pressupostos da teoria lógica apresentada pelo autor, especialmente no que tange à noção de conhecimento enquanto experiência. A pragmática deweyana assume, assim, especial interesse, quando situa as formas de pensar e conhecer como um traço distintivo do homem, em que o conhecimento só pode se tornar significativo quando suscita experiências para o indivíduo. Interessa, ainda, a ideia de movimento como eixo central de um processo formativo de caráter contínuo e inconcluso, capaz de gerar aprendizagens contextualizadas para compor uma escola ativa. Ao oferecer a possibilidade de uma aprendizagem significativa, quer seja para pensar o indivíduo, a sociedade ou a educação, a concepção educacional apresentada propõe a quebra de paradigmas e a transformação da escola e o faz justamente por compreender a educação como componente cultural significativo para a produção de liberdade.Downloads
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Publicado
2018-04-25
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Experiência e movimento: pensando a educação em Dewey. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 1, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i1.8036. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8036. Acesso em: 15 out. 2025.