Teoria da ação comunicativa e práxis pedagógica

Authors

  • Pedro Goergen Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v10i1.14696

Keywords:

Práxis pedagógica. Ação Comunicativa. Habermas.

Abstract

O presente ensaio é uma tentativa de aproximar as reflexões de Habermas sobre sociologia, política, epistemologia, ética e filosofia do contexto educacional. Acompanhando o próprio projeto que Habermas apresenta na obra teoria da ação comunicativa, o autor divide sua exposição em três momentos: no primeiro, analisa o conceito de razão comunicativa; no segundo, reconstrói a teoria da modernidade de Habermas à base dos conceitos de sistema e mundo da vida; no terceiro momento, procura extrair algumas inferências dessas reflexões para a área da educação e da prática pedagógica. A conclusão indica que a filosofia de Habermas, particularmente a sua teoria comunicativa, nos sugere gestos de resistência contra os poderes constituídos sobre as bases de uma racionalidade monológica, instrun1ental, e que novos gestos poderão ser produzidos no horizonte do paradigma da intersubjetividade.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-04-07

How to Cite

Teoria da ação comunicativa e práxis pedagógica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 50–79, 2023. DOI: 10.5335/rep.v10i1.14696. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14696. Acesso em: 16 oct. 2025.