Ciências e possibilidades de melhoria nas concepções de vida e convivência

Authors

  • Cleidiana Watte Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Joaçaba. Author
  • Roque Strieder Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina. Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3148

Abstract

O trabalho tem como objetivo refletir sobre implicações da ciência clássica nas formas de viver, de se relacionar e de aprender. Nesse sentido, a problemática da reflexão gira em torno da questão: como e por que, diante do desenvolvimento tecnocientífico, tão exuberante, persistimos com a indiferença e a insensibilidade para com os seres humanos e o que a educação tem a ver com isso? Refletimos sobre possibilidades de fazer ciência, nascidas na física quântica e nas biociências e suas contribuições para a humanidade, capazes de redimensionar limites e procedimentos desse fazer ciência, com abrangência e validade humana. No momento de maior flexibilidade no campo científico, concepções diferentes começam a habitar nossos espaços de convivência, ensino e aprendizagem. Abrem perspectivas de ampliação e melhorias da convivência humana para consigo mesma e para com a natureza, porque contribuem para maior abertura na educação e nas aprendizagens. No desejo de reinterpretar nosso ser e estar no mundo, nossos jeitos de explicar e conhecer, explicamo-nos e conhecemo-nos melhor. Inserir educador e educando no processo das explicações, da aprendizagem e da construção de conhecimentos, permite conhecer e entender nosso modo particular de estar no mundo. Ao semear a concepção de interdependência entre ciência e ser humano, entre ser humano e natureza, entre ser humano para com outros seres humanos, entre a individualidade e a diversidade, as visões míopes, produzidas pela fragmentação, desocuparão seus lugares de destaque. Teremos então, como ensonhamos, fronteiras abertas para estados de paz e de reencontro para convivências no amar.

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Author Biographies

  • Cleidiana Watte, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Joaçaba.
    Professora da rede municipal de ensino de Anchieta - SC. Mestranda em Educação na Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Joaçaba.
  • Roque Strieder, Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina.
    Professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina.

Published

2013-04-23

How to Cite

Ciências e possibilidades de melhoria nas concepções de vida e convivência. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 19, n. 2, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3148. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3148. Acesso em: 16 oct. 2025.