Os saberes docentes e a formação do bom professor de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8169Keywords:
Educação em ciências. Formação inicial. Psicodrama. Saberes docentes.Abstract
Este artigo relata e discute uma vivência realizada com 22 licenciandos numa disciplina obrigatória de um curso de formação inicial de professores de Química, em uma universidade pública paulista. O objetivo central foi o de levantar as concepções dos alunos sobre as qualidades que caracterizam o bom professor. O método educacional psicodramático (MEP) foi utilizado como estratégia para coleta de dados e também para possibilitar a participação ativa dos alunos na construção e na reflexão do conhecimento envolvido na vivência. Discutidos à luz da teoria do MEP e de pesquisas de outros autores envolvidos com o estudo dos saberes docentes, os resultados destacam o uso de metodologias diferenciadas de ensino bem como determinadas posturas e atitudes dos professores, entre as características e qualidades que formariam bons profissionais. Além disso, os estudantes atribuíram diferentes níveis de importância ao saber, ao saber fazer e ao saber ser dos docentes. Acreditamos que o nosso curso de licenciatura tem condições de refletir sobre esses resultados com os futuros professores e contribuir para a formação de bons profissionais em ciências.Downloads
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2018-05-28
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Artigos
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How to Cite
Os saberes docentes e a formação do bom professor de ciências. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 364–382, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i2.8169. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8169. Acesso em: 15 oct. 2025.