Os saberes docentes e a formação do bom professor de ciências

Autores/as

  • Maisa Helena Altarugio Universidade Federal do ABC Autor/a
  • Solange Wagner Locatelli Universidade Federal do ABC Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8169

Palabras clave:

Educação em ciências. Formação inicial. Psicodrama. Saberes docentes.

Resumen

Este artigo relata e discute uma vivência realizada com 22 licenciandos numa disciplina obrigatória de um curso de formação inicial de professores de Química, em uma universidade pública paulista. O objetivo central foi o de levantar as concepções dos alunos sobre as qualidades que caracterizam o bom professor. O método educacional psicodramático (MEP) foi utilizado como estratégia para coleta de dados e também para possibilitar a participação ativa dos alunos na construção e na reflexão do conhecimento envolvido na vivência. Discutidos à luz da teoria do MEP e de pesquisas de outros autores envolvidos com o estudo dos saberes docentes, os resultados destacam o uso de metodologias diferenciadas de ensino bem como determinadas posturas e atitudes dos professores, entre as características e qualidades que formariam bons profissionais. Além disso, os estudantes atribuíram diferentes níveis de importância ao saber, ao saber fazer e ao saber ser dos docentes. Acreditamos que o nosso curso de licenciatura tem condições de refletir sobre esses resultados com os futuros professores e contribuir para a formação de bons profissionais em ciências.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maisa Helena Altarugio, Universidade Federal do ABC
    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com estágio pós-doutoral na Université de Montreal, Canadá. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática. Professora de Química da Universidade Federal do ABC.
  • Solange Wagner Locatelli, Universidade Federal do ABC
    Doutora em Ensino de Ciências (Química) pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. Professora de Química da Universidade Federal do ABC.

Publicado

2018-05-28

Cómo citar

Os saberes docentes e a formação do bom professor de ciências. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 364–382, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i2.8169. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8169. Acesso em: 15 oct. 2025.