Planejamento da ação pedagógica

Autores/as

  • Oswaldo Alonso Rays Universidade de Passo Fundo Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v3i1.14507

Palabras clave:

Educação

Resumen

No texto, apresenta-se uma reflexão sobre o planejamento da ação pedagógica do ponto de vista da teoria dialética do conhecimento. A concepção de planejamento proposta parte do princípio de que todo processo educativo é, a um só tempo, um ato político e um ato pedagógico. Nesse processo, deve predominar a coerência política, científica e pedagógica entre as projeções e as ações didáticas. Propõe-se, também, a substituição do planejamento simbólico pelo planejamento concreto do processo de aprendizado, no qual este é entendido como o planejamento da unidade da teoria e da prática para situações didáticas contextualizadas. Em sua parte final, busca-se discutir as possibilidades de o planejamento da ação pedagógica assumir as características de um ato processual-dialético.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2023-04-03

Cómo citar

Planejamento da ação pedagógica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 111–124, 2023. DOI: 10.5335/rep.v3i1.14507. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14507. Acesso em: 16 oct. 2025.