Formação humana e sociedades plurais

Autores/as

  • Pedro Goergen Universidade de Sorocaba (Uniso) e Unicamp Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v21i1.3870

Palabras clave:

Formação. Sociedades plurais. Alteridade. Reconhecimento. Dialogicidade.

Resumen

O presente ensaio trata da formação humana em sociedades plurais, partindo de uma breve recuperação histórica da problemática para, a seguir, deter-se no cenário contemporâneo desde uma perspectiva epistêmica mais ampla, no intuito de mostrar que o tema da pluralidade/complexidade não se restringe ao campo das humanidades. Trata-se muito mais de uma crise geral das certezas da racionalidade moderna. Finalmente, tenta-se mostrar que o tema da pluralidade desafia a tradição pedagógica, cujas práticas fundavam-se, precisamente, nos conceitos de certeza e autoridade, que precisam ser repensados desde a perspectiva da pluralidade, do reconhecimento e da dialogicidade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Pedro Goergen, Universidade de Sorocaba (Uniso) e Unicamp
    Professor titular da Universidade de Sorocaba (Uniso) e titular (colaborador) da Universidade Estadual de Campinas(Unicamp). Possui doutorado em Filosofia pela Ludwig Maximilians Universität München (1975) e pós-doutorado na Universidade de Bochum e no Instituto Max Planck da Alemanha.

Publicado

2014-03-25

Cómo citar

Formação humana e sociedades plurais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 1, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i1.3870. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3870. Acesso em: 15 oct. 2025.