Bildung ontem e hoje: restrições e perspectivas

Autores/as

  • Pedro Goergen Universidade de Passo Fundo Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v24i3.7758

Palabras clave:

Formação contemporânea. Formação moderna. Teoria educacional.

Resumen

O propósito do presente texto é avaliar o sentido e as implicações do uso contemporâneo do conceito de Bildung. A análise abrange três tópicos, sendo o primeiro relativo às vertentes históricas do conceito de Bildung; o segundo, uma caracterização de alguns dos elementos mais relevantes da realidade educacional contemporânea; e, o último, uma reflexão sobre os limites e os possíveis aportes do conceito de Bildung para a formulação de um projeto pedagógico na contemporaneidade. Sugere-se que o aproveitamento de alguns aspectos do projeto educacional conhecido como Bildungstheorie pode ser produtivo como parâmetro crítico e reorientador da educação na atualidade.

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Biografía del autor/a

  • Pedro Goergen, Universidade de Passo Fundo
    Doutor em Filosofia pela Ludwig Maximilians Universität München. Realizou pós-doutorado na Universidade de Bochum e no Instituto Max Planck da Alemanha. É professor titular da Universidade de Sorocaba e professor titular (colaborador) da Universidade Estadual de Campinas.

Publicado

2017-12-19

Cómo citar

Bildung ontem e hoje: restrições e perspectivas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 437–451, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i3.7758. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7758. Acesso em: 15 oct. 2025.