Solitude e isolamento: o caráter formativo do encontro consigo mesmo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.11810

Palavras-chave:

Saúde Mental. Pandemia. Formação. Subjetividade. Solidão

Resumo

O presente artigo reflete sobre um dos impactos causados pela pandemia da Covid-19 na saúde mental da população, a saber, o sofrimento psíquico resultante do distanciamento físico. A abordagem, porém, não se organiza em torno da justificativa para o sofrimento e resistência relativamente ao cumprimento das medidas cautelares, mas problematiza-os como possíveis sintomas da nossa dificuldade de ficarmos sós. A hipótese defendida é a de que a pandemia acabou induzindo a uma introspecção que não estávamos dispostos, nem aptos, a fazer. De um lado, intensificou o sentimento de solidão e o sofrimento dele advindo, de outro, colocou-o em evidência, permitindo que fosse pensado não como uma patologia, mas como inerente à condição humana, inclusive como uma experiência desejável. Assim, a partir de uma leitura crítico-hermenêutica de autores do campo filosófico e psicanalítico, estes escritos foram concebidos no interior de três movimentos: o primeiro apresenta alguns impactos produzidos pela pandemia na saúde mental, com destaque para o sofrimento decorrente do isolamento; o segundo problematiza filosófica e psicanaliticamente a noção de solitude como a versão positiva da solidão; e o último discute a possibilidade de extrair um sentido formativo da capacidade e da experiência de ficarmos sós.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vânia Lisa Fischer Cossetin, Unijuí

    Mestra e doutora em Filosofia pela PUCRS. Atuou como professora da educação básica da rede pública estadual. É líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Humanidades no Ensino Médio; coordenou o Grupo de Estudos Paideia: educação e formação humanas na interface do ensino, pesquisa e extensão e o Grupo de Estudos Hermenêuticos. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí.

Downloads

Publicado

2022-07-04

Como Citar

Solitude e isolamento: o caráter formativo do encontro consigo mesmo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 1036–1054, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i3.11810. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11810. Acesso em: 16 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)