Por que devemos ensinar História das Ciências em aulas de Ciências?: Contribuições a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.13201

Palavras-chave:

ensino de ciências, abordagem histórica, história e filosofia da ciência

Resumo

A abordagem histórica tem uma tradição consolidada na pesquisa em ensino de Ciências. Mesmo assim, artigos recentes têm apontado a persistente necessidade de explicitar os objetivos pedagógicos de tais propostas. Ademais, objeções diversas à abordagem histórica ainda são comuns na área de ensino de ciências. A partir disso, no presente trabalho, temos por objetivo discutir as potencialidades e os cuidados pedagógicos necessários em atividades didáticas com abordagem histórica, a partir do quadro teórico formado pela Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Em especial, argumentamos que, diante do cenário contemporâneo, é necessário que os alunos construam conhecimentos científicos bem como desenvolvam uma postura crítica, de “distanciamento antropológico”, para que sejam capazes de atuar no sentido de articular um mundo habitável e mais justo. Ao longo do trabalho, apresentamos brevemente os pressupostos da teoria, discutimos as potencialidades da abordagem histórica à luz de seus princípios, expomos alguns cuidados metodológicos e, por fim, respondemos a objeções comuns à abordagem histórica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nathan Willig Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Graduação em Física (PUC). Doutorado em Ensino de Física (UFRGS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFRGS. Docente do Programa do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - SBF

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

    Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UPF. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UPF.

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

Por que devemos ensinar História das Ciências em aulas de Ciências?: Contribuições a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 484–510, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.13201. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/13201. Acesso em: 15 out. 2025.