Direito à Educação no Brasil: análise sobre a proposta da educação domiciliar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i3.13876

Palavras-chave:

Educação; Direito à Educação; Homeschooling.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a Educação de forma geral e ao Ensino Básico de forma mais específica, no qual se acentua o movimento homeschooling no Brasil, frente aos desafios e possibilidades do Direito à Educação perante a disputa de grupos com interesses privado-empresarial sobre a Educação em nosso país. Analisou-se esse tema inicialmente através de um resgate histórico da Educação brasileira, a partir da Constituição Federal de 1988 aos dias atuais, na sequência desenvolveu-se acerca da educação domiciliar em nosso país. A metodologia utilizada é uma abordagem qualitativa de cunho hermenêutico, com procedimento bibliográfico e documental visando uma interpretação crítica. Percebeu-se o inexorável entendimento da Educação como Direito indispensável à formação de indivíduos autônomos, críticos e dialógicos mediante os conteúdos e experiências de convivialidade propiciados no âmbito social das Instituições de Ensino. Desse modo, entende-se que a relação individual e coletiva nos percursos do processo de ensino-aprendizagem é indispensável à formação humana e profissional na contemporaneidade, bem como à integridade do indivíduo na sociedade.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jaime José Zitkoski, UFRGS

    Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição - FAFIMC (1988). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1992) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1999). É professor Associado 4 com dedicação exclusiva na UFRGS, atuando junto ao Departamento de Estudos Básicos na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nos cursos de Licenciaturas na área de Filosofia da Educação. Atua também no Pós Graduação em Educação ( Orientando Mestrado e Doutorado e Pos Doutorado) com ênfase em Educação Popular e Estudos Sobre Universidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Popular, Paulo Freire e os desafios da Universidade na perspectiva da Emancipação Social e Bem Viver na América Latina. Coordena a área de Filosofia da Educação na FACED/UFRGS. Concluiu em 2011 o Estágio de Pós Doutorado no PPFH da UERJ sob orientação do Prof. Dr. Pablo Gentili. E, atualmente vem orientando pesquisas a nível de Pós-Doutoramento relacionado ao Grupo de Pesquisa Universidade e Bem Viver. Autor de vários livros e artigos científicos em revistas brasileiras e internacionais. Pesquisador da obra de Paul Freire, da qual é um dos organizadores do Dicionário Paulo Freire e atua ativamente na organização do Fórum de Estudos de Freire.

  • Nilson Carlos Da Rosa, UFRGS - Doutorando no PPGEDu

    Licenciado em Filosofia, com Habilitação em Sociologia, História e Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2013). O Mestrado teve como diretrizes de pesquisa os seguintes temas: educação, autonomia, diálogo, agir comunicativo, prática educativa, ensino e processo de formação continuada de professores sob orientação do Prof. Dr. Ângelo Vitório Cenci. Atualmente, Doutorando em Educação, na Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Humanidades, no PPGEDU/UFRGS, sob orientação do Prof. Dr. Jaime José Zitkoski. Atua também como Professor efetivo na Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Possui experiência como professor de Filosofia, Sociologia e História para alunos do Ensino Médio Regular. Realiza, principalmente, estudos na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação, História da Filosofia e Sociologia da Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa "Universidade, Formação Política e Bem Viver: Estudo dos Projetos de Universidades Emergentes no Brasil", e, "Educação Superior e Educação Básica no Brasil: vinculações necessárias". Autor do livro: Habermas e o ofício docente à luz do agir comunicativo (2020).

Downloads

Publicado

2023-03-15

Como Citar

Direito à Educação no Brasil: análise sobre a proposta da educação domiciliar. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 769–792, 2023. DOI: 10.5335/rep.v29i3.13876. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/13876. Acesso em: 15 out. 2025.