Direito à Educação no Brasil: análise sobre a proposta da educação domiciliar
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i3.13876Palavras-chave:
Educação; Direito à Educação; Homeschooling.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a Educação de forma geral e ao Ensino Básico de forma mais específica, no qual se acentua o movimento homeschooling no Brasil, frente aos desafios e possibilidades do Direito à Educação perante a disputa de grupos com interesses privado-empresarial sobre a Educação em nosso país. Analisou-se esse tema inicialmente através de um resgate histórico da Educação brasileira, a partir da Constituição Federal de 1988 aos dias atuais, na sequência desenvolveu-se acerca da educação domiciliar em nosso país. A metodologia utilizada é uma abordagem qualitativa de cunho hermenêutico, com procedimento bibliográfico e documental visando uma interpretação crítica. Percebeu-se o inexorável entendimento da Educação como Direito indispensável à formação de indivíduos autônomos, críticos e dialógicos mediante os conteúdos e experiências de convivialidade propiciados no âmbito social das Instituições de Ensino. Desse modo, entende-se que a relação individual e coletiva nos percursos do processo de ensino-aprendizagem é indispensável à formação humana e profissional na contemporaneidade, bem como à integridade do indivíduo na sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jaime José Zitkoski, Nilson Carlos Da Rosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.