Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
o que dizem as crianças?
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14908Palavras-chave:
Crianças, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Processo de TransiçãoResumo
O artigo traz resultados de um estudo que teve como objetivo perceber como ocorre o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, na perspectiva das crianças. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada em uma escola da rede pública municipal na cidade de Natal/RN, no início do ano letivo. Foram realizadas observações sistemáticas, no período de acolhimento às crianças no 1º ano e duas entrevistas semiestruturadas, individual e coletiva, com 6 (seis) crianças. Autores como Neves (2010), Faria (2012), Martinati (2012), Motta (2013), Ribeiro (2014) e Paulino e Queiroz (2018) tratam sobre esse processo de transição e corroboram com a discussão teórica. Com o estudo percebeu-se os sentimentos de medo e insegurança das crianças, e também de euforia ao ingressar no 1º ano, a ausência que sentem das brincadeiras presentes na educação infantil e o desânimo na realização de atividades repetitivas e sem sentido.
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