Autoridade e discurso pedagógico contemporâneo
apontamentos a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30.15341Palavras-chave:
Discurso do Capitalista, Discurso Pedagógico Contemporâneo, AutoridadeResumo
Pode um documento de referência para a educação de um país nos dizer acerca do lugar da autoridade na cultura? É a essa questão que buscamos responder a partir da discussão que segue. As reflexões que aqui serão expostas são fruto de uma pesquisa de doutorado, na qual visamos fazer apontamentos acerca da presença do discurso do capitalista, conforme teorização de Lacan (1972), no discurso pedagógico contemporâneo. Nossa investigação tomou uma peça do discurso pedagógico, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira, para uma análise acerca do fluido movimento entre o que circula na cultura e o que recai no documento, interferindo no fazer dos educadores da nossa época. Nossa análise apontou trechos do documento que dizem respeito a aspectos importantes no que concerne à autoridade. O primeiro aspecto é o que chamamos de autonomismo e o segundo de inflação da potência do aluno.
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