Por que brincar?

A condição infantil em Freud e a formação do "eu"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30.15391

Palavras-chave:

Psicanálise, Estruturação psíquica, Brincar, Educação infantil, Subjetividade

Resumo

Atualmente, cada vez mais cedo os bebês vêm para a escola. Assim, conhecer o processo de constituição psíquica precoce é importante. A construção do psiquismo humano passa por processos estruturantes e se dá na intersubjetividade, onde o papel do semelhante torna-se prioritário. Há operações constituintes do sujeito que podem ser sustentadas por diferentes protagonistas, entre eles, o educador na educação infantil, que divide com os pais esse processo. A educação infantil se converte num espaço privilegiado de formação e estruturação psíquica e o professor um agente de saúde mental. Este artigo propõe formulações sobre os tempos de constituição do aparelho psíquico, marcando os efeitos do brincar na estruturação do psiquismo infantil. Faz uso da postura hermenêutica no trabalho com os textos clássicos de Sigmund Freud, principalmente sobre o jogo do Fort Da, marco inicial do brincar simbólico, do faz de conta e dos tempos iniciais da estruturação do ‘Eu’.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana O. Cezar, Universidade de Passo Fundo

    Psicanalista, mestre em educação e doutoranda pelo PPGEDu-UPF na linha de pesquisa Fundamentos da Educação. Fundadora do PROJETO – Associação Científica de Psicanálise e Humanidades de Passo Fundo. Coordenadora do Núcleo Passo Fundo da REDE-BEBÊ.

  • Claudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo

    Doutor em filosofia pela Universität Kassel (Alemanha, 2001) e pós-doutorado pelo Núcleo Direito e Democracia (NDD) do CEBRAP (2013). É Bolsista Produtividade em Pesquisa nível 1C do CNPq. Possui várias publicações nacionais e internacionais, com destaque para os livros Condição Humana e Educação do amor-próprio em Jean-Jacques Rousseau, publicado em 2016 pelas Edições Loyola e; Educação e condição humana na sociedade atual, publicado em 2021 pela Editora Appris.

  • Francisco Carlos dos Santos Filho, Universidade de Passo Fundo

    Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo. Psicólogo e psicanalista.

Downloads

Publicado

2024-02-08

Edição

Seção

Dossiê - Psicanálise, educação, subjetividade e ética em tempos neoliberais

Como Citar

Por que brincar? A condição infantil em Freud e a formação do "eu". Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e15391, 2024. DOI: 10.5335/rep.v30.15391. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15391. Acesso em: 15 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)