Inteligência Artificial no Currículo da Educação Básica

uma Abordagem Temática no Espaçotempo da Universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15727

Palavras-chave:

Currículo, Educação básica, Tecnologias digitais, Inteligência artificial

Resumo

Este artigo aborda sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no currículo da educação básica como parte de uma pesquisa em andamento. A questão central está relacionada ao fenômeno da IA e aos desafios que essa tecnologia digital impõe à educação básica. O objetivo foi investigar esses desafios buscando compreender as contradições e as contribuições a partir dos currículos escolares. A metodologia é a bricolagem, que envolve pesquisa bibliográfica e a criação de um dispositivo/oficina no ‘espaçotempo’ universitário. Os resultados apontam para um conjunto de questões complexas, como o uso, a falta de informações, as implicações, as possibilidades e os desafios das tecnologias de IA na educação. Há evidências de que essa atividade contribuiu para a formação dos praticantes culturais, articulando conhecimentos teóricos com a prática, resultando em produções autorais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Sheleide Alves de Oliveira Souza, Universidade Federal do Pará

    Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA).  Licenciatura em Informática, pelo Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Pará (IFPA). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora efetiva na Educação Básica na Rede Pública Municipal de Ensino de Altamira/PA- Brasil. 

  • Leonardo Zenha Cordeiro, Universidade Federal do Pará

    Professor na Universidade Federal do Pará. Atua no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e no Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) da Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Politicas Públicas e Formação Humana na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Pesquisador na área de Educação, cultura digital e tecnologias no contexto da Cibercultura e educação.

Downloads

Publicado

2024-10-06

Edição

Seção

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação

Como Citar

Inteligência Artificial no Currículo da Educação Básica: uma Abordagem Temática no Espaçotempo da Universidade. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15727, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15727. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15727. Acesso em: 15 out. 2025.