O uso do livro didático na educação infantil

alguns apontamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15871

Palavras-chave:

PNLD, Estudos da Infância, Educação Infantil, Livro Didático, Crianças

Resumo

O presente artigo é decorrente de duas pesquisas teóricas, que investigaram o uso do livro didático na educação infantil, realizando apontamentos baseados nos Estudos da Infância. Assim, propõe-se: i) analisar as concepções de infância, criança e educação infantil presentes em livros didáticos voltados às crianças; ii) compreender o lugar dos processos de leitura e escrita nessa etapa da educação básica. Como metodologia para escrita deste texto, desenvolveu-se uma análise documental e de conteúdo dos volumes I e II de uma obra aprovada no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD-2022) e que foi adotada em diversas escolas públicas de municípios mineiros. Os resultados apontam que as concepções de criança, infância e educação infantil se amparam em uma organização didática atrelada aos Direitos de Aprendizagem. Contudo, a maioria das atividades privilegiam tarefas de leitura e escrita mecânicas destinadas à preparação para o ensino fundamental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Braz Maletta, UEMG

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017). Líder e pesquisadora do GEPICE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Infância(s), Crianças e Educação.

  • Taís Aparecida de Moura, UEMG

    Doutora em Educação pela UNICAMP. Atualmente é pesquisadora, em nível de pós-doutorado, em Artes, na UERJ. Líder e pesquisadora do GIIL – Grupo de Investigação de infâncias e linguagens.

Downloads

Publicado

2024-09-06

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

O uso do livro didático na educação infantil: alguns apontamentos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15871, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15871. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15871. Acesso em: 15 out. 2025.