Da indiferença e intolerância para a sensibilidade social
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v12i2.7984Palavras-chave:
educação, aceitação do outro e sensibilidade humana.Resumo
A reflexão é uma contribuição para os que se aventuram no complexo tema proposto pelo seminário Educação, Tolerância, Racionalidade e Aceitabilidade do Outro. De caráter introdutório, levanta algumas questões acerca da relevância e intensa frequentação atual da temática proposta. Considera que a complexa trama das relações humanas persiste convivendo por entre consensos e conflitos, de modo que a não-consideração dessa transmigração é iludir-se com o ser humano. Consideramos que é na intersecção do conflitivo e do consensual que reside a possibilidade da justiça, a possibilidade do amor, da convivência e do voltar-se para o bem comum, aceitando o outro como legítimo outro. Porém, não haverá aceitação do outro sem um sonho coletivo para criá-lo. A educação, como criadora desse sonho, deve catalisar imaginários significativos voltados ao reconhecimento do outro como legítimo em suas diferenças. Fazê-lo é dizer não à indiferença e admitir que há gente na miséria e que dela só pode sair se alguém for procurá-la, trazê-la de novo, porque não tem mais energia própria nem consegue caminhar por si só. Ajudar alguém é não desejar condená-lo, não moralizar, ou apresentar propostas inalcançáveis. A saída, para um grande número de pessoas, não passa pelo legal, mas pelo rompimento com a indiferença, pela graça do amor, pois a pessoa está sentindo desamparo, medo, não má vontade.Downloads
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Publicado
2018-08-06
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Da indiferença e intolerância para a sensibilidade social. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 121–132, 2018. DOI: 10.5335/rep.v12i2.7984. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7984. Acesso em: 15 out. 2025.