A relação entre pesquisa e docência

possíveis alternativas ao produtivismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16353

Palavras-chave:

educação, pesquisa, docência

Resumo

O presente trabalho busca, através de uma análise hermenêutica-dialética, analisar a relação entre a pesquisa e a prática docente na atualidade. Para tanto, tendo como um dos parâmetros de análise o tema da infocracia de Byung Chul-Han, o qual traz uma reflexão sobre a prática da pesquisa no contexto do produtivismo acadêmico atual, e seus possíveis desdobramentos ante a formação no Brasil. Em seguida, serve-se de autores clássicos como Habermas, Adorno e Arendt, e também de pesquisadores atuais, para trazer algumas antíteses em relação ao sistema produtivista, para, ao final, a partir de práticas e observações de ambos autores, tecer alguns caminhos possíveis para recuperar o sentido da pesquisa, potencializar o seu uso na construção de uma educação que está em constante transformação e necessita de profissionais bem formados e conscientes de seu papel.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcio Luis Marangon, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Possui graduação em Filosofia (URI-2009), graduação em Pedagogia (Fael-2018), Pós Graduação em Gestão Educacional (UFSM-2011), Especialização em Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios (Fleming-2023), Mestrado em Educação (UPF-2013) e Doutorado em Educação (UPF-2018) - com bolsa de pesquisa PROSUP/CAPES. Dentre as experiências profissionais destacam-se os anos como docente de Filosofia e Ensino Religioso no Ensino Fundamental e Médio, e a docência em Metodologia da Pesquisa, Metodologia Científica e orientação de monografias no curso de Pós-Graduação a experiência com gestão de cursos técnicos e na Coordenação Pedagógica. Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus de Realeza-PR).

  • Leandro Ferraz , Universidade Federal do Norte do Tocantins

    Professor Adjunto da UFNT em colaboração na UFFS-Realeza. Licenciado em Educação Física (Licenciatura Plena), Licenciado em Pedagogia, Especialista em Arte e Educação, Especialista em Metodologias Ativas em Ensino Híbrido, Mestre em Educação nas Ciências e Doutor em Artes Cênicas com pesquisa direcionada para a Cultura Cômica Popular. Líder do GESS (Grupo de Estudos Sociais e da Saúde). Coordenador do Laboratório de Comunicação e Mídias na Educação Física (Canal no YouTube "ComunicaçãoMídias" e RádioWEB do curso de Licenciatura em Educação Física).

Downloads

Publicado

2024-11-03

Edição

Seção

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência

Como Citar

A relação entre pesquisa e docência: possíveis alternativas ao produtivismo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16353, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16353. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16353. Acesso em: 15 out. 2025.