A relação entre pesquisa e docência
possíveis alternativas ao produtivismo
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16353Palavras-chave:
educação, pesquisa, docênciaResumo
O presente trabalho busca, através de uma análise hermenêutica-dialética, analisar a relação entre a pesquisa e a prática docente na atualidade. Para tanto, tendo como um dos parâmetros de análise o tema da infocracia de Byung Chul-Han, o qual traz uma reflexão sobre a prática da pesquisa no contexto do produtivismo acadêmico atual, e seus possíveis desdobramentos ante a formação no Brasil. Em seguida, serve-se de autores clássicos como Habermas, Adorno e Arendt, e também de pesquisadores atuais, para trazer algumas antíteses em relação ao sistema produtivista, para, ao final, a partir de práticas e observações de ambos autores, tecer alguns caminhos possíveis para recuperar o sentido da pesquisa, potencializar o seu uso na construção de uma educação que está em constante transformação e necessita de profissionais bem formados e conscientes de seu papel.
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