Colaboração e Diálogo na Formação Interprofissional em Saúde
inovação hermenêutica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16357Palavras-chave:
Formação interprofissional, saúde, colaboração, hermenêutica, diálogoResumo
O artigo parte do diagnóstico de que a noção de colaboração se tornou central no debate sobre a formação interprofissional no campo da saúde, sem, contudo, estar adequadamente fundamentada e esclarecida em seu sentido pedagógico. Diante deste quadro, busca apresentar um fundamento pedagógico inovador para a formação de profissionais da saúde, a partir de uma leitura hermenêutica da noção de colaboração. Tendo por base uma pesquisa bibliográfica, primeiro, revisita-se a literatura sobre Educação Interprofissional em Saúde a fim de identificar nela o significado subjacente à noção de colaboração. Em seguida, recorrendo à obra de Gadamer, reconstrói-se a noção de diálogo em sentido hermenêutico. Por fim, tenta-se mostrar como a noção de diálogo em sentido hermenêutico pode oferecer novo (e inovador) sentido para a noção de colaboração, transformando-se em fundamento pedagógico para a formação e a atuação profissional em saúde. Conclui-se que há um ganho formativo na compreensão da colaboração como diálogo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Renata Maraschin, Maria Fernanda Lago de Mello, Marcelo J. Doro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.