Collaboration and Dialogue in Interprofessional Health Education

Hermeneutic Innovation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16357

Keywords:

Interprofessional education, health, ; collaboration; dialogue; hermeneutics., collaboration, dialogue, hermeneutics

Abstract

The article starts from the diagnosis that the notion of collaboration has become central in the debate about interprofessional education in the health field, yet it remains inadequately grounded and clarified in its pedagogical sense. In light of this, it seeks to present an innovative pedagogical foundation for the training of health professionals, based on a hermeneutic interpretation of the notion of collaboration. Grounded in a bibliographic research, it first revisits the literature on Interprofessional Health Education to identify the underlying meaning of the notion of collaboration. Next, drawing on Gadamer’s work, the notion of dialogue is reconstructed in a hermeneutic sense. Finally, it aims to show how the notion of dialogue in a hermeneutic sense can provide a new (and innovative) meaning to the notion of collaboration, transforming it into a pedagogical foundation for the education and professional practice in health. It concludes that there is a formative gain in understanding collaboration as dialogue.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Renata Maraschin, Universidade de Passo Fundo

    Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo (2005). Especialização em Terapia Manual e Postural pelo Centro Universitário de Maringá (2009). Especialista em Fisioterapia Respiratória pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR) (2016). Especialista em Terapias Integrativas e Complementares na Saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021). Mestrado em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (2011). Doutorado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2017). Estágio pós-doutoral em em Educação - Bolsa Capes (2023). Participa do grupo de estudos vinculado ao Projeto de Pesquisa Formação Humana e exercício de si (PPGEDU/UPF), cadastrado no CNPq. Atuou como docente em nível de graduação e pós-graduação na área da saúde. Pesquisa os seguintes temas: formação humana, formação e atuação profissional em saúde, hermenêutica filosófica, educação em saúde, cuidado de si, envelhecimento humano, pedagogia das competências, metodologias ativas de ensino e aprendizagem, pedagogia hermenêutica, fisioterapia respiratória e pediátrica.

  • Maria Fernanda Lago de Mello, Universidade de Passo Fundo

    Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo (2006). Especialização em Fisioterapia Hospitalar na Universidade de Passo Fundo (2010). Especialização em Preceptoria no SUS no Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês em parceria com o Ministério da Saúde (2017). Bolsista de Iniciação Científica Pibic/UPF (2013-2014). Participante do grupo de estudos do Núcleo de Pesquisa em Educação e Filosofia (NUPEFE) e do grupo de estudos vinculado ao Projeto de Pesquisa Formação Humana e exercício de si (PPGEDU/UPF), cadastrado no CNPq (2019-atual). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2024). Atuante na área de Fisioterapia Hospitalar nas Unidades de Pronto Atendimento, Unidade de Dor Torácica e AVC, Unidade de Urgência e Emergência (Adulto e Pediátrica) e Terapia Intensiva. Preceptora no Programa de Residência Multiprofissional do Hospital de Clínicas de Passo Fundo na área de Atenção ao Câncer (2014-2017). Coordenadora de área profissional, preceptora e docente do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência/Intensivismo no Hospital de Clínicas de Passo Fundo (2018-atual).

  • Marcelo J. Doro, Universidade de Passo Fundo

    Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo. Professor do curso de Filosofia, da Área de Ética e Conhecimento do Programa de Pós-Graudação em Educação da UPF. Integrante do Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (Nupefe) e do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Formação Humana e Interculturalidade (Nupefhi). Investiga temas/problemas de pedagogia crítica, filosofia da educação e interculturalidade: formação humana, sobretudo no que tange aos aspectos éticos e estéticos da constituição da subjetividade; debates em torno da humanização, abrangendo a discussão do humanismo tradicional, do pós- e do trans-humanismo na educação; temas centrais da educação formadora como tradição, diálogo e experiência; interlocuções com teóricos como Paulo Freire, Mathew Lipman, Hans-Georg Gadamer, Martin Heidegger, Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, entre outros. 

Published

2024-10-11

Issue

Section

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação

How to Cite

Collaboration and Dialogue in Interprofessional Health Education: Hermeneutic Innovation. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16357, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16357. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16357. Acesso em: 16 oct. 2025.