Colaboração e Diálogo na Formação Interprofissional em Saúde
inovação hermenêutica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16357Palavras-chave:
Formação interprofissional, saúde, colaboração, hermenêutica, diálogoResumo
O artigo parte do diagnóstico de que a noção de colaboração se tornou central no debate sobre a formação interprofissional no campo da saúde, sem, contudo, estar adequadamente fundamentada e esclarecida em seu sentido pedagógico. Diante deste quadro, busca apresentar um fundamento pedagógico inovador para a formação de profissionais da saúde, a partir de uma leitura hermenêutica da noção de colaboração. Tendo por base uma pesquisa bibliográfica, primeiro, revisita-se a literatura sobre Educação Interprofissional em Saúde a fim de identificar nela o significado subjacente à noção de colaboração. Em seguida, recorrendo à obra de Gadamer, reconstrói-se a noção de diálogo em sentido hermenêutico. Por fim, tenta-se mostrar como a noção de diálogo em sentido hermenêutico pode oferecer novo (e inovador) sentido para a noção de colaboração, transformando-se em fundamento pedagógico para a formação e a atuação profissional em saúde. Conclui-se que há um ganho formativo na compreensão da colaboração como diálogo.
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