Colaboración y Diálogo en la Formación Interprofesional en Salud

innovación hermenéutica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16357

Palabras clave:

Formación interprofesional; salud; colaboración; diálogo; hermenéutica

Resumen

El artículo parte del diagnóstico de que la noción de colaboración se ha vuelto central en el debate sobre la formación interprofesional en el campo de la salud, sin embargo, no está adecuadamente fundamentada ni aclarada en su sentido pedagógico. Ante este panorama, busca presentar un fundamento pedagógico innovador para la formación de profesionales de la salud, a partir de una lectura hermenéutica de la noción de colaboración. Con base en una investigación bibliográfica, primero se revisita la literatura sobre Educación Interprofesional en Salud con el fin de identificar en ella el significado subyacente a la noción de colaboración. A continuación, recurriendo a la obra de Gadamer, se reconstruye la noción de diálogo en sentido hermenéutico. Por último, se intenta mostrar cómo la noción de diálogo en sentido hermenéutico puede ofrecer un nuevo (e innovador) sentido a la noción de colaboración, transformándose en un fundamento pedagógico para la formación y la práctica profesional en salud. Se concluye que hay una ganancia formativa en la comprensión de la colaboración como diálogo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Renata Maraschin, Universidade de Passo Fundo

    Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo (2005). Especialização em Terapia Manual e Postural pelo Centro Universitário de Maringá (2009). Especialista em Fisioterapia Respiratória pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR) (2016). Especialista em Terapias Integrativas e Complementares na Saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021). Mestrado em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (2011). Doutorado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2017). Estágio pós-doutoral em em Educação - Bolsa Capes (2023). Participa do grupo de estudos vinculado ao Projeto de Pesquisa Formação Humana e exercício de si (PPGEDU/UPF), cadastrado no CNPq. Atuou como docente em nível de graduação e pós-graduação na área da saúde. Pesquisa os seguintes temas: formação humana, formação e atuação profissional em saúde, hermenêutica filosófica, educação em saúde, cuidado de si, envelhecimento humano, pedagogia das competências, metodologias ativas de ensino e aprendizagem, pedagogia hermenêutica, fisioterapia respiratória e pediátrica.

  • Maria Fernanda Lago de Mello, Universidade de Passo Fundo

    Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo (2006). Especialização em Fisioterapia Hospitalar na Universidade de Passo Fundo (2010). Especialização em Preceptoria no SUS no Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês em parceria com o Ministério da Saúde (2017). Bolsista de Iniciação Científica Pibic/UPF (2013-2014). Participante do grupo de estudos do Núcleo de Pesquisa em Educação e Filosofia (NUPEFE) e do grupo de estudos vinculado ao Projeto de Pesquisa Formação Humana e exercício de si (PPGEDU/UPF), cadastrado no CNPq (2019-atual). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2024). Atuante na área de Fisioterapia Hospitalar nas Unidades de Pronto Atendimento, Unidade de Dor Torácica e AVC, Unidade de Urgência e Emergência (Adulto e Pediátrica) e Terapia Intensiva. Preceptora no Programa de Residência Multiprofissional do Hospital de Clínicas de Passo Fundo na área de Atenção ao Câncer (2014-2017). Coordenadora de área profissional, preceptora e docente do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência/Intensivismo no Hospital de Clínicas de Passo Fundo (2018-atual).

  • Marcelo J. Doro, Universidade de Passo Fundo

    Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo. Professor do curso de Filosofia, da Área de Ética e Conhecimento do Programa de Pós-Graudação em Educação da UPF. Integrante do Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (Nupefe) e do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Formação Humana e Interculturalidade (Nupefhi). Investiga temas/problemas de pedagogia crítica, filosofia da educação e interculturalidade: formação humana, sobretudo no que tange aos aspectos éticos e estéticos da constituição da subjetividade; debates em torno da humanização, abrangendo a discussão do humanismo tradicional, do pós- e do trans-humanismo na educação; temas centrais da educação formadora como tradição, diálogo e experiência; interlocuções com teóricos como Paulo Freire, Mathew Lipman, Hans-Georg Gadamer, Martin Heidegger, Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, entre outros. 

Publicado

2024-10-11

Número

Sección

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação

Cómo citar

Colaboración y Diálogo en la Formación Interprofesional en Salud: innovación hermenéutica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16357, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16357. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16357. Acesso em: 16 oct. 2025.