O coordenador pedagógico: limites e potencialidades ao atuar na educação básica

Autores

  • Jerônimo Sartori Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal da Fronteira Sul Autor
  • Lidiane Limana Puiati Pagliarin Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal da Fronteira Sul Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v23i1.6364

Palavras-chave:

Ação coordenadora. Coordenador pedagógico. Formação continuada. Prática pedagógica.

Resumo

O coordenador pedagógico desenvolve papel primordial no ambiente escolar, focando suas práticas diretamente na coordenação do planejamento, do desenvolvimento e da avaliação do processo didático e pedagógico na escola, mobilizando o corpo docente para revisitar criticamente a própria ação pedagógica. Este texto busca refletir sobre como os coordenadores pedagógicos concebem o serviço de coordenação pedagógica no cotidiano da escola, analisando alguns aspectos da formação continuada realizada por meio de um curso de extensão universitária, considerando as relações e inter-relações que se entrecruzam no exercício das funções desse profissional em escolas de educação básica. Nesta análise, considera-se a heterogeneidade da formação inicial dos coordenadores pedagógicos bem como dos espaços em que cada um deles desempenha suas funções. Aborda a diversidade como condição rica e configurada por contextos singulares, trazendo situações que requerem reflexões fundamentadas no diagnóstico de cada lugar. Refere que processo pedagógico abarca as demandas emergentes do espaço educativo, necessitando reconhecer, em sua pluralidade e multidimensionalidade, o potencial para encaminhamentos produzidos pelo diálogo, que considere a reflexão e a crítica na perspectiva da dialética. Todo o processo educativo incorpora trocas sustentadas em redes de sociabilidade, que se conectam pelos interesses políticos e pedagógicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jerônimo Sartori, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal da Fronteira Sul
    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do curso de Pedagogia e Educação do Campo, Coordenador do PPGPE da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim.
  • Lidiane Limana Puiati Pagliarin, Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal da Fronteira Sul
    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora das disciplinas Didática Geral e Teorias da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano no curso Educação do Campo, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim.

Downloads

Publicado

2016-09-07

Como Citar

O coordenador pedagógico: limites e potencialidades ao atuar na educação básica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i1.6364. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6364. Acesso em: 15 out. 2025.