O coordenador pedagógico: limites e potencialidades ao atuar na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v23i1.6364Palavras-chave:
Ação coordenadora. Coordenador pedagógico. Formação continuada. Prática pedagógica.Resumo
O coordenador pedagógico desenvolve papel primordial no ambiente escolar, focando suas práticas diretamente na coordenação do planejamento, do desenvolvimento e da avaliação do processo didático e pedagógico na escola, mobilizando o corpo docente para revisitar criticamente a própria ação pedagógica. Este texto busca refletir sobre como os coordenadores pedagógicos concebem o serviço de coordenação pedagógica no cotidiano da escola, analisando alguns aspectos da formação continuada realizada por meio de um curso de extensão universitária, considerando as relações e inter-relações que se entrecruzam no exercício das funções desse profissional em escolas de educação básica. Nesta análise, considera-se a heterogeneidade da formação inicial dos coordenadores pedagógicos bem como dos espaços em que cada um deles desempenha suas funções. Aborda a diversidade como condição rica e configurada por contextos singulares, trazendo situações que requerem reflexões fundamentadas no diagnóstico de cada lugar. Refere que processo pedagógico abarca as demandas emergentes do espaço educativo, necessitando reconhecer, em sua pluralidade e multidimensionalidade, o potencial para encaminhamentos produzidos pelo diálogo, que considere a reflexão e a crítica na perspectiva da dialética. Todo o processo educativo incorpora trocas sustentadas em redes de sociabilidade, que se conectam pelos interesses políticos e pedagógicos.Downloads
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Publicado
2016-09-07
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
O coordenador pedagógico: limites e potencialidades ao atuar na educação básica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i1.6364. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6364. Acesso em: 15 out. 2025.