O lugar do social na obra de Jean Piaget: contribuições para o estudo do desenvolvimento cognitivo da criança

Autores

  • Flávia Eloisa Caimi Universidade de Passo Fundo Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v13i2.7926

Palavras-chave:

Criança. Aprendizagem. Desenvolvimento cognitivo. Relações sociais.

Resumo

Reconhecendo em Jean Piaget um dos mais importantes pensadores do século XX e, na sua obra, uma das maiores contribuições para se compreender os processos de aquisição de conhecimento, o estudo apresentado tem o propósito de perscrutar como este autor concebe as relações entre indivíduo e sociedade no processo de desenvolvimento cognitivo. Não obstante o fato de Piaget não ter tomado os aspectos sociais como fulcro de suas atenções no estudo da aprendizagem e do desenvolvimento infantil, o essencial da sua teoria aponta as relações sociais como elementos inerentes aos processos de aprendizagem escolar e tela de fundo sobre a qual se realiza a construção do conhecimento. Diante de tal problemática, o estudo está organizado em seis breves seções, tratando-se nelas dos seguintes temas: os interlocutores privilegiados de Piaget no campo da sociologia; conceitos de sociedade e totalidade social; relações entre conhecimento individual e interação social; o progresso lógico e a socialização da criança; o papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo infantil; possibilidades e limitações da ação do professor na aprendizagem da criança.

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Publicado

2018-08-06

Como Citar

O lugar do social na obra de Jean Piaget: contribuições para o estudo do desenvolvimento cognitivo da criança. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 50–68, 2018. DOI: 10.5335/rep.v13i2.7926. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7926. Acesso em: 15 out. 2025.