Política de avaliação externa: "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come"
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v9i1.14659Palavras-chave:
Avaliação. Formação profissional. Políticas educacionais.Resumo
O presente texto discute e analisa uma das políticas de avaliação externa do Ministério da Educação (MECJ e algumas de suas implicações nos cursos de licenciatura, em nível de graduação. Propõe-se, também, com base nessa política de avaliação, tecer-lhe críticas pelo modo como vem sendo construída e implementada. No decorrer do texto, fazem-se comentários acerca da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9 394/96 (LDBEN) e da resolução nº 1 do Conselho Nacional de Educação, de 18 de fevereiro de 2002. Finalizando, apresentam-se algumas proposições, considerando as legislações vigentes e
as condições concretas do contexto do curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), reafirmando a necessidade de se construir e desenvolver um processo emancipatório de avaliação.