Política de avaliação externa: "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come"

Autores/as

  • Zelir Salete Lago Busato Universidade de Passo Fundo Autor/a
  • José Jackson Reis dos Santos Universidade de Passo Fundo (PPGEDU) Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v9i1.14659

Palabras clave:

Avaliação. Formação profissional. Políticas educacionais.

Resumen

O presente texto discute e analisa uma das políticas de avaliação externa do Ministério da Educação (MECJ e algumas de suas implicações nos cursos de licenciatura, em nível de graduação. Propõe-se, também, com base nessa política de avaliação, tecer-lhe críticas pelo modo como vem sendo construída e implementada. No decorrer do texto, fazem-se comentários acerca da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9 394/96 (LDBEN) e da resolução nº 1 do Conselho Nacional de Educação, de 18 de fevereiro de 2002. Finalizando, apresentam-se algumas proposições, considerando as legislações vigentes e
as condições concretas do contexto do curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), reafirmando a necessidade de se construir e desenvolver um processo emancipatório de avaliação.

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Publicado

2023-04-07

Cómo citar

Política de avaliação externa: "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 63–73, 2023. DOI: 10.5335/rep.v9i1.14659. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14659. Acesso em: 15 oct. 2025.