Children’s literature in the first year of elementary school

a possibility for the elaboration of mathematical concepts

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15742

Keywords:

historical-cultural psychology, children's literature, math education, early years

Abstract

This article refers to the excerpt of a master's research based on the assumptions of Historical-Cultural Psychology and developed with students in the first year of elementary school in the mathematics classes of a school in the peripheral region of a city in the countryside of São Paulo. The research presented here is related to one of the selected episodes of the research and focused on the analysis of the production of senses and meanings by students about the concepts of higher and lower, from reading the story The Little Thumb. The results showed that the intervention activity, marked by dialogical interaction, enabled students to expand the meanings of the concepts of higher and lower. The speeches presented illustrate the production of meanings and how the meanings of words are appropriated by students and, consequently, favoring the development of their higher psychic functions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Luany Renata Santos, Sesi - SP

    Doutora em Educação. Mestre em Educação, Licenciada em Matemática. Tem experiência nessa área como Professora Auxiliar e de Apoio a Aprendizagem do Ensino Médio da Secretária do Estado de São Paulo e como Professora de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental na Prefeitura de Rio das Pedras/SP; experiência na área de Física, como aluna bolsista de três projetos de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq/Unimep. Pesquisadora na área de práticas educativas com ênfase no processo de ensino e aprendizagem em Matemática a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade e da Atividade Orientadora de Ensino. Atualmente leciona nos anos finais do Ensino Fundamental na disciplina de Matemática da Rede SESI/SP

  • Carolina José Maria, Universidade Federal do ABC

    Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2013). Foi docente e coordenadora do Curso de Química-Licenciatura da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNIMEP). Atualmente é Professora Visitante da Universidade Federal do ABC - Área: Ensino de Química. Temas de interesse: mediação no ensino de Química, formação de professores, estágio supervisionado, narrações multimodais.

  • Solange Wagner Locatelli, Universidade Federal do ABC

    Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Desde 2016, é professora adjunta na Universidade Federal do ABC. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral na School of Education - Curtin University (Australia), na área de Educação Química. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática (PEHCM) (2021-2022), vice-coordenadora (2019-2020), onde orienta mestrado/doutorado; também colabora no PECMA - UNIFESP. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Metacognição (PECME), CNPq, desde 2017. Participa do corpo editorial de 5 periódicos científicos nacionais e internacionais, entre eles o Problems of Education in the 21st Century (A2) e Amazônia (A2). Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem e Formação de professores, sendo os principais interesses, a metacognição e a aprendizagem autorregulada em sala de aula; aproximações da educação com a neurociência; ensino por investigação; a utilização de desenhos; os níveis de representação em química e a Educação de Surdos. É autora de mais de 60 artigos científicos na área de educação. Desde 2022 é membro da IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry)e a partir de 2024 membro da SBEnQ (Sociedade Brasileira do Ensino de Químcia). Coordena projetos científicos com financiamento FAPESP e CNPq, sendo Bolsista Produtividade CNPq.

Published

2024-09-06

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo

How to Cite

Children’s literature in the first year of elementary school: a possibility for the elaboration of mathematical concepts. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15742, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15742. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15742. Acesso em: 15 oct. 2025.