La literatura infantil en el primer año de la Educación Primaria

una posibilidad para la elaboración de conceptos matemáticos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15742

Palabras clave:

psicología histórico-cultural, literatura infantil, educación matematica, años iniciales

Resumen

Este artículo hace referencia al extracto de una investigación de maestría construida a partir de los presupuestos de la Psicología Histórico-Cultural y desarrollada con estudiantes de primer año de enseñanza básica en clases de matemáticas de una escuela de la región periférica de una ciudad del interior de São Paulo. La investigación está relacionada con uno de los episodios seleccionados y se centró en el análisis de la producción de sentidos y significados por parte de los estudiantes respecto de los conceptos de más alto y más bajo, a partir de la lectura del cuento El Pulgarcito. Los resultados mostraron que la actividad, marcada por la interacción dialógica, permitió a los estudiantes ampliar los significados de los conceptos de más alto y más bajo. Los discursos presentados ilustran la producción de significados y cómo los significados de las palabras son apropriados y, en consecuencia, favoreciendo el desarrollo de funciones psíquicas superiores.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Luany Renata Santos, Sesi - SP

    Doutora em Educação. Mestre em Educação, Licenciada em Matemática. Tem experiência nessa área como Professora Auxiliar e de Apoio a Aprendizagem do Ensino Médio da Secretária do Estado de São Paulo e como Professora de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental na Prefeitura de Rio das Pedras/SP; experiência na área de Física, como aluna bolsista de três projetos de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq/Unimep. Pesquisadora na área de práticas educativas com ênfase no processo de ensino e aprendizagem em Matemática a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade e da Atividade Orientadora de Ensino. Atualmente leciona nos anos finais do Ensino Fundamental na disciplina de Matemática da Rede SESI/SP

  • Carolina José Maria, Universidade Federal do ABC

    Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2013). Foi docente e coordenadora do Curso de Química-Licenciatura da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNIMEP). Atualmente é Professora Visitante da Universidade Federal do ABC - Área: Ensino de Química. Temas de interesse: mediação no ensino de Química, formação de professores, estágio supervisionado, narrações multimodais.

  • Solange Wagner Locatelli, Universidade Federal do ABC

    Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Desde 2016, é professora adjunta na Universidade Federal do ABC. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral na School of Education - Curtin University (Australia), na área de Educação Química. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática (PEHCM) (2021-2022), vice-coordenadora (2019-2020), onde orienta mestrado/doutorado; também colabora no PECMA - UNIFESP. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Metacognição (PECME), CNPq, desde 2017. Participa do corpo editorial de 5 periódicos científicos nacionais e internacionais, entre eles o Problems of Education in the 21st Century (A2) e Amazônia (A2). Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem e Formação de professores, sendo os principais interesses, a metacognição e a aprendizagem autorregulada em sala de aula; aproximações da educação com a neurociência; ensino por investigação; a utilização de desenhos; os níveis de representação em química e a Educação de Surdos. É autora de mais de 60 artigos científicos na área de educação. Desde 2022 é membro da IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry)e a partir de 2024 membro da SBEnQ (Sociedade Brasileira do Ensino de Químcia). Coordena projetos científicos com financiamento FAPESP e CNPq, sendo Bolsista Produtividade CNPq.

Publicado

2024-09-06

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo

Cómo citar

La literatura infantil en el primer año de la Educación Primaria: una posibilidad para la elaboración de conceptos matemáticos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15742, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15742. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15742. Acesso em: 15 oct. 2025.