A literatura infantil no primeiro ano do Ensino Fundamental

uma possibilidade para a elaboração de conceitos matemáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15742

Palavras-chave:

psicologia histórico-cultural, literatura infantil, educação matemática, anos iniciais

Resumo

Este artigo refere-se ao recorte de uma pesquisa de mestrado construída a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e desenvolvida com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental nas aulas de matemática de uma escola da região periférica de uma cidade do interior de São Paulo. A pesquisa aqui apresentada relaciona-se a um dos episódios selecionados e centrou-se na análise da produção de sentidos e significados pelos alunos acerca dos conceitos de mais alto e mais baixo, a partir da leitura da história O Pequeno Polegar. Os resultados evidenciaram que a atividade interventiva, marcada pela interação dialógica, possibilitou aos alunos a ampliação dos significados dos conceitos de mais alto e mais baixo. As falas apresentadas ilustram a produção de sentidos e como os significados das palavras vão sendo apropriados pelos alunos e, consequentemente, favorecendo o desenvolvimento de suas funções psíquicas superiores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luany Renata Santos, Sesi - SP

    Doutora em Educação. Mestre em Educação, Licenciada em Matemática. Tem experiência nessa área como Professora Auxiliar e de Apoio a Aprendizagem do Ensino Médio da Secretária do Estado de São Paulo e como Professora de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental na Prefeitura de Rio das Pedras/SP; experiência na área de Física, como aluna bolsista de três projetos de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq/Unimep. Pesquisadora na área de práticas educativas com ênfase no processo de ensino e aprendizagem em Matemática a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade e da Atividade Orientadora de Ensino. Atualmente leciona nos anos finais do Ensino Fundamental na disciplina de Matemática da Rede SESI/SP

  • Carolina José Maria, Universidade Federal do ABC

    Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2013). Foi docente e coordenadora do Curso de Química-Licenciatura da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNIMEP). Atualmente é Professora Visitante da Universidade Federal do ABC - Área: Ensino de Química. Temas de interesse: mediação no ensino de Química, formação de professores, estágio supervisionado, narrações multimodais.

  • Solange Wagner Locatelli, Universidade Federal do ABC

    Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Desde 2016, é professora adjunta na Universidade Federal do ABC. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral na School of Education - Curtin University (Australia), na área de Educação Química. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática (PEHCM) (2021-2022), vice-coordenadora (2019-2020), onde orienta mestrado/doutorado; também colabora no PECMA - UNIFESP. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Metacognição (PECME), CNPq, desde 2017. Participa do corpo editorial de 5 periódicos científicos nacionais e internacionais, entre eles o Problems of Education in the 21st Century (A2) e Amazônia (A2). Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem e Formação de professores, sendo os principais interesses, a metacognição e a aprendizagem autorregulada em sala de aula; aproximações da educação com a neurociência; ensino por investigação; a utilização de desenhos; os níveis de representação em química e a Educação de Surdos. É autora de mais de 60 artigos científicos na área de educação. Desde 2022 é membro da IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry)e a partir de 2024 membro da SBEnQ (Sociedade Brasileira do Ensino de Químcia). Coordena projetos científicos com financiamento FAPESP e CNPq, sendo Bolsista Produtividade CNPq.

Downloads

Publicado

2024-09-06

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

A literatura infantil no primeiro ano do Ensino Fundamental : uma possibilidade para a elaboração de conceitos matemáticos . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15742, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15742. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15742. Acesso em: 15 out. 2025.