A literatura infantil no primeiro ano do Ensino Fundamental
uma possibilidade para a elaboração de conceitos matemáticos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15742Palavras-chave:
psicologia histórico-cultural, literatura infantil, educação matemática, anos iniciaisResumo
Este artigo refere-se ao recorte de uma pesquisa de mestrado construída a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e desenvolvida com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental nas aulas de matemática de uma escola da região periférica de uma cidade do interior de São Paulo. A pesquisa aqui apresentada relaciona-se a um dos episódios selecionados e centrou-se na análise da produção de sentidos e significados pelos alunos acerca dos conceitos de mais alto e mais baixo, a partir da leitura da história O Pequeno Polegar. Os resultados evidenciaram que a atividade interventiva, marcada pela interação dialógica, possibilitou aos alunos a ampliação dos significados dos conceitos de mais alto e mais baixo. As falas apresentadas ilustram a produção de sentidos e como os significados das palavras vão sendo apropriados pelos alunos e, consequentemente, favorecendo o desenvolvimento de suas funções psíquicas superiores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luany Renata Santos, Carolina José Maria, Solange Wagner Locatelli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.