Alteridade e suas complexas relações socioculturais

Autores/as

  • Sabrina Plá Faculdade Guairacá Autor/a
  • Ademir José Rosso Universidade stadual de Ponta Grossa Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2215

Palabras clave:

Alteridade. Educação dos negros. Construção do conhecimento.

Resumen

Faz parte do cenário contemporâneo a luta da população menos favorecida em busca de mais igualdade, que permita a convivência dos diferentes povos, visando a uma sociedade mais justa e verdadeiramente democrática. A questão da alteridade se revela, assim, de grande interesse e provoca muitas reflexões. Nesse sentido, o texto apresenta formas nas quais a diversidade foi anunciada, configurando aquilo que poderia ser chamado de “versões discursivas sobre a alteridade”. Faz um elo com educação, pela função socializadora da escola e pela sua potencial contribuição para se chegar a uma sociedade mais justa.Enfatiza a educação dos negros,passando pelas ações afirmativas e pelo processo de construção do conhecimento,com base em considerações epistemológicas. A questão racial parece um desafio do presente, mas trata-se de algo que existe desde há muito tempo e para cuja superação há a necessidade do reconhecimento do outro.

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Biografía del autor/a

  • Sabrina Plá, Faculdade Guairacá
    Mestra em Educação. Professora do Departamento de Pedagogia da Faculdade Guairacá.
  • Ademir José Rosso, Universidade stadual de Ponta Grossa
    Professor-Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade stadual de Ponta Grossa.

Publicado

2012-01-27

Cómo citar

Alteridade e suas complexas relações socioculturais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 16, n. 2, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2215. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2215. Acesso em: 15 oct. 2025.