Mímesis, expressividade estética, semiformação e educação em Theodor Adorno

Autores/as

  • Alex Sander da Silva Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v15i2.7462

Palabras clave:

Mímesis. Estética. Semiformação. Educação. Theodor Adorno.

Resumen

Neste breve ensaio queremos nos movimentar, com base no pensamento estético de Theodor Adorno, no caminho da reflexão sobre o conceito de mímesis e da expressividade estética da obra de arte, num contexto problemático da educação contemporânea no chamado “capitalismo avançado”. Portanto, questionamos de que forma, num espaço de excelência na produção deste, podem as obras de arte resgatar a face emancipatória da educação, como possibilidade para tematizar o imperativo da formação humana.

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Publicado

2017-10-17

Cómo citar

Mímesis, expressividade estética, semiformação e educação em Theodor Adorno. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v15i2.7462. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7462. Acesso em: 16 oct. 2025.