Mímesis, expressividade estética, semiformação e educação em Theodor Adorno

Autores

  • Alex Sander da Silva Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v15i2.7462

Palavras-chave:

Mímesis. Estética. Semiformação. Educação. Theodor Adorno.

Resumo

Neste breve ensaio queremos nos movimentar, com base no pensamento estético de Theodor Adorno, no caminho da reflexão sobre o conceito de mímesis e da expressividade estética da obra de arte, num contexto problemático da educação contemporânea no chamado “capitalismo avançado”. Portanto, questionamos de que forma, num espaço de excelência na produção deste, podem as obras de arte resgatar a face emancipatória da educação, como possibilidade para tematizar o imperativo da formação humana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-10-17

Como Citar

Mímesis, expressividade estética, semiformação e educação em Theodor Adorno. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v15i2.7462. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7462. Acesso em: 16 out. 2025.