As concepções dos gestores educacionais sobre a formação continuada de professores

Autores/as

  • Fabiane Rossato Manfio Herbst Autor/a
  • Celso Ilgo Henz Universidade Federal de Santa Maria Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v14i1.7673

Palabras clave:

Formação continuada de professores. Prática pedagógica. Gestão educacional.

Resumen

Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com professores que ocupam funções de gestão em escolas da rede de ensino de Santa Maria - RS, visando identificar as concepções que possuem sobre a formação continuada de professores como possibilidade de transformação da prática docente. Para a análise desse contexto tornou-se necessário e significativo compreender um pouco mais a respeito da gestão escolar e sua postura para com a formação continuada dos professores, visando a modificações nas práticas educativas. Toma-se como pressuposto que o espaço-tempo escolar é também de formação continuada para os estes, cabendo aos gestores organizá-la juntamente com os professores. Também é importante que o projeto político-pedagógico de cada instituição garanta a construção de momentos de reflexão sobre a prática. A metodologia utilizada caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, com características de estudo de caso, através de entrevista semi-estruturada, realizada com seis gestores de escolas das rede municipal, estadual e particular de ensino de Santa Maria, e o estudo do projeto político-pedagógico de cada escola. Evidenciou-se que os gestores educacionais acreditam na formação continuada, mesmo visualizando mudanças lentas na prática dos professores. Existe um grande interesse em modificar, em buscar ser e agir melhor, participar da formação na própria escola ou em outras instâncias, mas sempre partindo de questões que envolvem o cotidiano escolar. É o caminho que muitas instituições de ensino estão encontrando para que a formação continuada alcance o objetivo a que se propõe: gerar mudanças nas práticas educativas dos professores.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2017-12-19

Cómo citar

As concepções dos gestores educacionais sobre a formação continuada de professores. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i1.7673. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7673. Acesso em: 16 oct. 2025.