Política de identidade e de reconhecimento em Taylor e Honneth: fontes normativas no campo educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.11063

Palavras-chave:

Educação. Filosofia da Educação. Teoria do reconhecimento. Inclusão. Diferenças.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as pressuposições filosóficas de caráter normativo, indexadas à moderna teoria do reconhecimento presente nos pensamentos de Charles Taylor e Axel Honneth. Esta reflexão orienta-se a partir da acentuada entrada da teoria do reconhecimento, por intermédio dos círculos de leitura da teoria crítica e da hermenêutica, no  campo da filosofia da educação no Brasil. Subdividido em duas partes, a primeira ocupa-se das relações entre a identidade e a política do reconhecimento em Taylor, enquanto a segunda procura reconstituir desde a crítica de Honneth ao déficit sociológico da primeira geração da teoria crítica, passando por Foucault chegando à conceitualização da gramática moral do reconhecimento. Com isso, esperou-se produzir uma reflexão sobre os fundamentos da inclusão social, particularmente, no que se refere ao âmbito escolar e as políticas educacionais. Concluiu-se que, embora haja diferenças de abordagens entre esses filósofos, por um lado, existe um horizonte comum de valorização da intersubjetividade à formação do sujeito, garantindo uma normatividade do reconhecimento como expectativa de respeito próprio e, por outro, a ausência de reconhecimento ou seu falseamento produzirão uma base motivacional, justamente, pela privação e degradação que promovem, para engendrar novas lutas por reconhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jonas Rangel Almeida, UNESP

    Doutor em educação pela UNESP de Marília, SP. Atualmente trabalha como professor da rede pública de ensino do estado de São Paulo.

  • Pedro Ângelo Pagni, UNESP

    Professor Livre-Docente do Departamente de Administração Escolar da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Unesp-Marília.

Downloads

Publicado

2022-09-29

Como Citar

Política de identidade e de reconhecimento em Taylor e Honneth: fontes normativas no campo educacional. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 149–176, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.11063. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11063. Acesso em: 16 out. 2025.