Segregar as diferenças e agregar as semelhanças: o debate acerca da inclusão na qualificação da aprendizagem e do convívio humano
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.13719Palavras-chave:
Palavras-chave: Inclusão. Deficiência. Educação. EscolaResumo
Resumo: Este texto analisa o tema da inclusão de pessoas com deficiência na rede regular de ensino, em confronto com a tendência que defende a manutenção de instituições próprias para o atendimento do deficiente e a sua educação. A inclusão tem sido questão de debates e lutas no decorrer da história e se apresenta como um desafio fundamental para a formação de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática. Muitas foram as conquistas da inclusão, especialmente a partir do final do século XX e início do XXI, mas proposições que apontam para a interrupção dos avanços e o retorno para visões excludentes e discriminadoras têm sido apresentadas de forma recorrente. No caso do Brasil, a proposição retrógada mais recente foi o Decreto Presidencial nº 10.502/2020, que embora julgado inconstitucional pelo STF, precisa ser avaliado com criticidade quanto suas justificativas e consequências.