Dispositivos de poder no conviver

outro olhar para pressupostos na avaliação educacional

Autores

  • Michele Luciane Blind de Morais Unoesc Autor
  • Roque Strieder Unoesc Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.15053

Palavras-chave:

educação e docência, dispositivos de poder, avaliação educacional, autopoiese

Resumo

Diante de pressupostos da modernidade que insistem na preservação da lógica de pensar simplificadora e reducionista, o artigo objetiva aprofundar o debate sobre a avaliação educacional, de modo a elucidar diferentes dispositivos de poder e reflexos na educação brasileira, bem como alternativas possíveis. A perspectiva epistemológica adotada na investigação atende aos preceitos da metodologia histórico-crítica de análise. Consideramos que os pressupostos modernos mascaram a fragmentação de saberes dando ênfase às especialidades e competências. Argumentamos que a avaliação educacional, pós New Public Management, possui dispositivos utilizados para benefícios do capital, recontextualizada de diferentes formas e com interesses prioritariamente mercantilistas, visando vigilância, controle e punição de escolas, diretores, professores e estudantes. Concluímos que a concepção de autopoiese, apostando na autonomia, individualidade e unidade, viabiliza a sustentação de diferentes fazeres docentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Michele Luciane Blind de Morais, Unoesc

    Doutoranda e Mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Foco de estudos: Políticas de Avaliação Educacional e Accountability. Bolsista Capes.

  • Roque Strieder, Unoesc

    Doutor em Educação pela Unimep – Piracicaba/SP. Foco de estudos: Pensamento Complexo; Formação Humana; Autopoiese e Biologia do Conhecer; Atuou junto ao PPGED da Unoesc.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Dispositivos de poder no conviver: outro olhar para pressupostos na avaliação educacional . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e15053, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.15053. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15053. Acesso em: 15 out. 2025.