Formação e estágio supervisionado no magistério primário de Libolo-Angola

contribuições do pensamento de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16397

Palavras-chave:

estágio supervisionado, formação de professores/as, Paulo Freire

Resumo

O artigo analisa o campo do estágio supervisionado curricular na escola de Magistério de Libolo, Angola, período 2021 a 2023, inscrevendo-se no contexto da formação docente e da educação mais geral naquele país. De abordagem qualitativa, do tipo documental-bibliográfico, o estudo fundamenta-se, especialmente, no pensamento do educador brasileiro Paulo Freire. Argumenta-se a favor de uma educação e formação como práticas libertadoras, indexadas nas realidades de vida de docentes e discentes. Pensar a formação docente e o estágio supervisionado, tendo como centralidade o pensamento de Paulo Freire, significa assumir o compromisso de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem baseado na dialogicidade, na democracia, na liberdade, na esperança como caminho de transformação de si e do mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Manuel João António Alfredo, Complexo Escolar de Catofe, Angola

    Professor da Educação Básica, no Complexo Escolar de Catofe, vinculado ao Ministério da Educação de Angola. Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos (em andamento) pela  Universidade Federal da Bahia – UFBA/Brasil. Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB/Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Africanos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia.

  • Mônica Souza Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

    Docente do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, campus Vitória da Conquista. Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, campus Salvador. Doutorado em Ensino (em andamento) pelo Programa de Pós-graduação em Ensino –  PPGEn da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB vinculado à Rede Nordeste de Ensino – Renoen. Pedagoga Membra do Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.

  • José Jackson Reis dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, vinculado ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e ao Programa de Pós-graduação em Ensino (Mestrado e Doutorado). Docente do Doutorado em Educação de Pessoas Jovens e Adultas, da Universidad Nacional de Chilecito (Argentina). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com estágio doutoral na Universidade de Lisboa (Portugal). Realizou Estágio Pós-doutoral na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) sobre Paulo Freire em países africanos. Coordenador do Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.  Membro da Academia de Letras do Vale do Itapicuru – Alvi (Bahia).

  • Sintia Maria Gomes Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Professora da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista. Docente no curso de Pedagogia da Universidade Paulista – UNIP, unidade de Vitória da Conquista. Doutorado em Ensino (em andamento) pelo Programa de Pós-graduação em Ensino –  PPGEn da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Mestra em Educação e Pedagoga pela mesma universidade. Integrante do Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.

Downloads

Publicado

2024-10-28

Edição

Seção

Dossiê - Decolonialidade das consciências e a educação

Como Citar

Formação e estágio supervisionado no magistério primário de Libolo-Angola: contribuições do pensamento de Paulo Freire. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16397, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16397. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16397. Acesso em: 16 out. 2025.