Formação e estágio supervisionado no magistério primário de Libolo-Angola
contribuições do pensamento de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16397Palavras-chave:
estágio supervisionado, formação de professores/as, Paulo FreireResumo
O artigo analisa o campo do estágio supervisionado curricular na escola de Magistério de Libolo, Angola, período 2021 a 2023, inscrevendo-se no contexto da formação docente e da educação mais geral naquele país. De abordagem qualitativa, do tipo documental-bibliográfico, o estudo fundamenta-se, especialmente, no pensamento do educador brasileiro Paulo Freire. Argumenta-se a favor de uma educação e formação como práticas libertadoras, indexadas nas realidades de vida de docentes e discentes. Pensar a formação docente e o estágio supervisionado, tendo como centralidade o pensamento de Paulo Freire, significa assumir o compromisso de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem baseado na dialogicidade, na democracia, na liberdade, na esperança como caminho de transformação de si e do mundo.
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