Dimensões da maioridade e a educação

Autores/as

  • Hans-Georg Flickinger Universidade de Kassel - Alemanha e Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v12i1.8606

Palabras clave:

maioridade, âmbito jurídico, âmbito ético, âmbito político, reconhecimento e autonomia

Resumen

O conceito da maioridade oferece-nos conotações diferentes nos âmbitos jurídico social-ético e político. No entanto , para a educação , é o conjunto desses seus significados que deveria ser respeitado como fim do esforço pedagógico. A maioridade pensada apenas em termos jurídicos perderia de vista suas outras duas dimensões, pois as restringiria apenas ao âmbito " das obrigações legais", favorecendo, inclusive, a legitimação de uma "comunidade de egoístas". Isso mostra, por um lado, a necessidade do resgate da maioridade ético-social na perspectiva de Hegel e, por outro, o resgate do conceito político de maioridade numa perspectiva kantiana.

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Publicado

2018-08-31

Cómo citar

Dimensões da maioridade e a educação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 15–28, 2018. DOI: 10.5335/rep.v12i1.8606. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8606. Acesso em: 16 oct. 2025.