Reconhecimento e mundo comum: possibilidades do diálogo pedagógico

Autores

  • José Pedro Boufleuer Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2427

Palavras-chave:

Diálogo pedagógico. Educação. Mundo comum. Paradigma da linguagem. Reconhecimento.

Resumo

O presente artigo reflete sobre o potencial do diálogo pedagógico na configuração de um mundo humano comum, compreendendo a temática do reconhecimento como articulada aos processos de socialização e de individuação que estão na base da educação. Constatando o primado das relações sujeito-objeto na tematização pedagógica em boa parte da tradição educacional, o texto assume a linguagem como marca antropológica por excelência, o que permite a compreensão dos processos de formação dos indivíduos e das sociabilidades em perspectiva intersubjetiva. Emerge, então, o diálogo como o modo de acolher as novas gerações no mundo humano comum, operando já não em termos de mera adaptação ou reprodução, mas de modo criativo e transformador, para o que o diálogo pedagógico, nos termos propostos por Paulo Freire, se revela em seu potencial de produzir autênticas experiências formativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Pedro Boufleuer, Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
    Mestre em educação pela UFSM, Doutor em Educação pela UFRGS e professor do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas nos fundamentos da educação, especialmente nos seguintes temas: pedagogia, filosofia da educação, Habermas, ação comunicativa, paradigma da comunicação e agir comunicativo.

Downloads

Publicado

2012-05-24

Como Citar

Reconhecimento e mundo comum: possibilidades do diálogo pedagógico. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 18, n. 2, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2427. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2427. Acesso em: 16 out. 2025.