Instrução educativa e interesse múltiplo em Herbart: aproximações com a formação do sujeito ético em Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.12223

Palavras-chave:

Educação. Saber/conhecimento. Condição Hermenêutica. Ética.

Resumo

Este artigo retoma de Johann Friedrich Herbart as noções de instrução educativa e de multiplicidade do interesse, num esforço de releitura do seu potencial pedagógico pela sua articulação com o caráter hermenêutico da condição humana. Tal caráter leva ao entendimento de que há uma dimensão ética e formativa presente nos saberes/conhecimentos escolares e que tornam possível a constituição de um modo ético de existir. De Herbart, pela via da reflexão hermenêutica, o artigo estabelece aproximações com Michel Foucault, de cuja obra recupera o sentido formativo do cuidado de si e do saber da espiritualidade a ele vinculado. Assim, compreende-se que o saber/verdade pode trazer ao sujeito uma transformação de si à medida que se constitui para ele como modalização espiritual. Tem-se, assim, algo muito próximo da noção espiritual de interesse de Herbart e do objetivo de sua instrução educativa, que é forjar uma disposição espiritual, um interesse múltiplo no sujeito pelo mundo e pelas relações humanas. A formação para a multiplicidade do interesse amplia o universo simbólico do sujeito, permitindo-lhe compreender a si, ao outro e ao mundo de modo alargado, o que é fundamental para uma vida ética.

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Biografia do Autor

  • José Pedro Boufleuer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    possui graduação em Estudos Sociais pelo Instituto Educacional Dom Bosco (1983) , graduação em Filosofia pelo Instituto Educacional Dom Bosco (1984) , especialização em Especialização Em Educação pelo Instituto Educacional Dom Bosco (1988) , mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: PEDAGOGIA, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, HABERMAS, AÇÃO COMUNICATIVA, PARADIGMA DA COMUNICAÇÃO e AGIR COMUNICATIVO.

  • Franciele da Silva dos Anjos Strohhecker, UNIJUI

    Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ; doutoranda em Educação nas Ciências na UNIJUÍ; bolsista da CAPES.

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

Instrução educativa e interesse múltiplo em Herbart: aproximações com a formação do sujeito ético em Foucault. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 995–1015, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i3.12223. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/12223. Acesso em: 15 out. 2025.